ALAN

Telefones para contato: (11)6464-8636 / 6515-5845
E-mail: al_kardec@yahoo.com.br

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DIETA DOS PONTOS


Elaborada pelo Dr. Alfredo Halpern, professor da USP, a dieta dos pontos é hoje em dia uma das melhores opções para quem quer perder peso. Diferentemente de outras dietas que limitam a alimentação a determinados tipos de alimentos, a Dieta dos Pontos permite que possa comer de tudo, só que em quantidades reduzidas. Dietas malucas como a do Abacaxi, que diz que só se pode comer abacaxi por uma semana, podem dar certo num primeiro momento, mas a longo prazo não tem nenhuma eficácia, além do fato de serem um risco à saúde. 
A Dieta dos Pontos é uma dieta de restrição calórica onde cada alimento equivale a um determinado número de pontos e conseqüentemente a uma determinada quantidade de calorias. Essa dieta funciona da seguinte maneira:
Com a Dieta dos Pontos ao invés de você controlar as calorias, você passa a controlar os pontos. Você pode comer qualquer coisa e cada ponto equivale a 3,6 calorias. A dieta dos pontos dá a todos os alimentos um valor (pontos). Esses pontos são encontrados em uma tabela de pontosCom base na tabela a pessoa pode calcular sua quantidade máxima de pontos diários. Assim a dieta dos pontos permite a seus praticantes facilmente apontar todos os alimentos ingeridos, numa base diária, fazer anotações dos alimentos bem como seu total de pontos consumidos por dia.Como os alimentos mais cotidianos já foram pré-apontados, os praticantes da dieta dos pontos podem concentrar-se na sua vida cotidiana sem se preocupar com a leitura de rótulos de alimentos, cálculos de gorduras e calorias.A teoria é que, desde que você permaneça dentro do seu limite de pontos do dia ou da semana, você pode comer o que quiser. Portanto, amantes de fast-food ficarão muito felizes em saber que eles ainda poderão ir ao Mcdonalds ou comer um pacote de batatas fritas se a assim desejarem. Mas é necessário ficar atento ou você gastará todos seus pontos em apenas uma refeição.
Pela sua própria natureza, a dieta dos pontos é muito nutritiva e equilibrada. Os praticantes são capazes de incluir carboidratos, proteínas e gorduras de forma equilibrada em seu plano alimentar.

Descobrindo Seu Limite de Pontos
Para saber quantos pontos no máximo você pode comer para perder peso usando a dieta dos pontos será necessário que você calcule sua Taxa Metabólica Basal, que nada mais é do que a quantidade mínima de calorias gasta para fazer seu organismo funcionar adequadamente em um estado de completo repouso. Consumindo a quantidade mínima de calorias necessárias para seu organismo funcionar (coração bater, órgãos internos funcionarem, renovação celular, etc) as calorias necessárias para as demais atividades do seu dia-a-dia (trabalhar, tomar banho, caminhar, subir escadas, etc) sairão das reservas de gordura existentes em seu corpo, fazendo com que você emagreça. Cada pessoa tem uma taxa metabólica basal diferente da outra. Para calcular a taxa de cada um foram elaboradas várias equações, sendo que uma das mais aceitas pela comunidade científica atualmente é a Equação de Harris-Benedict, transcrita abaixo:

Taxa metabólica basal individualizada
                Homens
                TMB = 66,47+(13,75 X peso) + (5,00 X estatura) – (6,76 X idade)

                Mulheres
TMB = 655,1 + (9,56 X peso) + (1,85 X estatura) – (4,68 X idade)

                Onde:
                Peso atual (kg)
                Estatura atual (cm)
                Idade atual (anos)
                Resultado em Kcal.
           
Exemplo: Uma mulher de 18 anos com 1,60 de altura que pesa 65 kg.
TMB = 655,1 + (9,56 X 65) + (1,85 X 160) – (4,68 X 18) = 1488 calorias

Calculando a quantidade de pontos diária
Como foi dito antes, cada ponto equivale à 3,6 calorias, então para se saber a quantidade de pontos diária basta dividir o valor correspondente à Taxa Metabólica Basal por 3,6. Usando o exemplo anterior temos:
TMB = 1488 calorias, dividido por 3,6
1488 ÷ 3,6 = 413 pontos
Observação:
Conforme vai se emagrecendo deve-se refazer os cálculos, pois a taxa metabólica basal, e conseqüentemente o número de pontos, depende do peso da pessoa. Outra informação importante: se você extrapolar o número diário de pontos num dia, compense no dia seguinte.


Atividade física
Aliar a atividade física à dieta é de suma importância pois fará com que você perca peso mais rápido e com saúde. Para se evitar aquele aspecto flácido que fica ao se emagrecer e ganhar tônus muscular costuma-se aliar a dieta à musculação. A musculação vai fazer com que você ganhe massa muscular, preenchendo um lugar antes ocupado pela gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário