ALAN

Telefones para contato: (11)6464-8636 / 6515-5845
E-mail: al_kardec@yahoo.com.br

quinta-feira, 9 de junho de 2011

SUPLEMENTOS PARA EMAGRECER

Freqüentemente os alunos me perguntam: “Professor o que eu tomo para emagrecer?”. Toda vez eu respondo: “Água”. 
As pessoas pensam que existe uma fórmula mágica, ou mais precisamente, pílula mágica que você toma e emagrece do dia para noite. Isto não existe. Não existe suplemento para emagrecer. Isto é enganação. Emagrecimento é matemática. Se você quer emagrecer só precisa ingerir menos calorias do que gasta. É simples, mas o fato de ser simples não significa que seja fácil. Fechar a boca e contar cada caloria que ingere, controlar a alimentação e às vezes até passar um pouco de fome é difícil e por isso as pessoas buscam soluções milagrosas para emagrecer. Mas não se engane, é mais simples e barato controlar a quantidade de calorias que ingere do que gastar rios de dinheiro comprando pílulas, pós e shakes que prometem maravilhas.
Agora você me pergunta: “Eu tomei tal suplemento e emagreci tantos quilos. O negócio funciona mesmo. Como você fala que não funciona?”. Então eu te pergunto: “Você manteve sua alimentação e continuou sem fazer exercícios durante o período em que tomou o suplemento para emagrecer?”.
Lógico que não. Geralmente a recomendação escrita na embalagem desses produtos é que você substitua uma ou várias refeições por uma determinada pílula, pó ou shake. Não seria melhor, já que você vai substituir uma refeição, substituir sua refeição normal por uma menos calórica? Em vez de um prato cheio de massa e carnes gordurosas, um prato com verduras à vontade, bastante legumes, uma carne sem gordura e pouco carboidrato? Fazer isso torna sua refeição muito mais gostosa e saudável.
Algumas empresas prometem que você irá emagrecer consumindo seus produtos, porém, desde que você pratique atividades físicas. Parece meio óbvio o que vou dizer, mas se você começa a praticar atividades físicas, o seu gasto calórico diário vai ser maior e conseqüentemente, com ou sem suplementos você irá emagrecer. Isto acontece porque, como eu já falei no começo, você está gastando mais calorias do que consumindo. Viu? É matemática.
Existem também pessoas radicais que resolvem fazer lipoaspiração ou cirurgia de redução de estômago, ambos procedimentos caros e extremamente perigosos, na esperança de emagrecer e não engordar nunca mais. Esses procedimentos funcionam? Num primeiro momento sim, mas com o tempo a maioria dessas pessoas volta a engordar tudo de novo. Mas por quê?  A resposta é simples, é porque as pessoas emagrecem o corpo e não a cabeça. Elas continuam com o pensamento de gordo. Agora imagine a presente situação.
Um homem de 150 kg, sedentário, que come demais nas refeições e que seus pratos são cheios de refeições hipercalóricas. Entre as refeições sempre belisca algum salgadinho ou chocolate que fica guardado dentro de sua gaveta do escritório. Todos os dias ou na maioria deles, após o expediente vai para o bar com os amigos para um happy hour e bebe no mínimo umas duas cervejinhas. Ao chegar em casa, para o jantar, sua mulher sempre lhe prepara uma refeição parecida com a que comeu no almoço e em seguida ambos vão dormir. Nos finais de semana, sempre quando pode se reúne com os amigos para um churrasco regado a muita cerveja.  Imagine então que esse homem queira emagrecer e decida fazer uma lipoaspiração. Num primeiro momento, dele serão retirados vários quilos de gordura fazendo com que perca o peso que desejava. Só que a rotina dele não mudou, ele continua, após a cirurgia, fazendo tudo igualzinho ao que fazia antes, continua comendo demais e somente alimentos hipercalóricos. Não sei se dá para perceber, mas em seus momentos de lazer e descontração o que ele faz? Come. Esta é a sua rotina e é assim que ele se diverte, comendo. Onde ele encontra com os amigos? No bar ou no churrasco. Agora me diga, adianta fazer lipo se ele não mudar a sua rotina? O que vai acontecer em pouco tempo com esse homem? Vai voltar a engordar.
Quanto à cirurgia de redução de estomago acontece mais ou menos do mesmo jeito. Quem não conhece o apresentador João Gordo? Ele fez cirurgia de redução de estomago e voltou a engodar. Mas como isso acontece? Acontece da seguinte maneira: o individuo faz a cirurgia, corta um pedaço do estomago e por isso começa a comer menos, pois em seu estomago não cabe mais a mesma quantidade de alimento que cabia antes. Com isso ele emagrece, pois está ingerindo poucas calorias, mas passado algum tempo, lentamente seu estomago vai se dilatando e ele vai comendo cada vez mais até chegar à mesma situação em que se encontrava antes da cirurgia.
Tudo isso leva a uma única conclusão: uma dieta começa na cabeça. Emagreça primeiro seus pensamentos e suas atitudes para poder emagrecer com saúde e manter-se magro. E esse é o grande problema, mudar a rotina. As pessoas buscam formulas mágicas para emagrecer porque se acomodam e não querem mudar suas rotinas. As pessoas não gostam de mudanças, mas a mudança é inevitável se você quer emagrecer. Como eu disse é simples, é só mudar, mas isso não significa que seja fácil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário