ALAN

Telefones para contato: (11)6464-8636 / 6515-5845
E-mail: al_kardec@yahoo.com.br

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CÃIBRAS MUSCULARES

Durante o exercício físico intenso observa-se a ocorrência de cãibras musculares. Também à noite – ou seja, em repouso – alguns indivíduos podem ser acometidos por cãibras.
Em principio, qualquer músculo pode ser acometido por cãibras, mas, no entanto, os mais suscetíveis são os grupos musculares das extremidades distais dos membros inferiores e nessa região de forma especial os músculos da panturrilha.
Existe uma enorme variedade de causas possíveis para cãibras, como por exemplo:
  • Alterações eletrolíticas, ou seja, perda de líquido e de sais, como cálcio, magnésio, potássio, etc.
  • Uso de medicamentos
  • Razões ortopédicas como diferença no comprimento de pernas, mecânica alterada da marcha, pés chatos ou deformidades.
  • Cãibras desencadeadas por fatores neurais, como neuropatias por pinçamento, como irritação de fibras nervosas periféricas, assim como a despolarização repetida de fibras musculares.

O QUE FAZER NA HORA EM QUE A CÃIBRA OCORRE
Na fase aguda, o músculo deve ser alongado com cuidado, como é de conhecimento geral. Em seguida, as causas devem ser eliminadas, como déficit eletrolítico ou de água que são os mais comuns. É comum também serem detectados em atletas déficits de cálcio ou magnésio, que podem ser corrigidos facilmente com suplementação oral dessas substancias.
Os grandes vilões da causa de cãibras são a nicotina, álcool e café, por isso deve-se evitar o consumo exagerado dessas substancias.
Na terapia de cãibras noturnas recomenda-se o tratamento com uma combinação de quitina e teofilina-etilenodiamina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário